O Curso Fortis

O Curso FORTIS possui vínculo direto com a Ação 9 do Pacto Infância Segura do Estado do Paraná, que trata da Capacitação interdisciplinar continuada de profissionais do Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

A Ação 9 é liderada pelo Departamento de Justiça da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho -DEJU/SEJUF, que assumiu a Coordenação do Curso FORTIS, visando atender ao contido na Ação 9 do Pacto da Infância Segura e desde março de 2019, vem realizando cursos de formação dos profissionais para o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, a saber:

Gestores, técnicos, educadores e profissionais das diversas Políticas Públicas que atuam com crianças e adolescentes, profissionais das mais variadas formações e atuações: assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados, enfermeiros, médicos, professores, conselheiros tutelares e de direitos, estudantes, dentre outros. As Instituições vinculadas a estes profissionais foram da área pública, privada e de ensino superior, com âmbito de atuação nas esferas municipal, estadual e federal, vinculado aos Poderes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Também participaram profissionais da sociedade civil organizada, instituições do terceiro setor, conselhos de direitos e conselhos tutelares.

Foi realizado na Modalidade presencial no período de Novembro/2019 a Março/2020 e na modalidade de educação a distância – EAD, no período de junho a outubro de 2020 e a partir desta data, irá ofertar novas edições nesta modalidade, com as inscrições a serem abertas em breve.

  • Estrutura do Curso

O Curso da Força Tarefa Infância Segura está organizado em 8 Módulos, com dinâmica diferenciada de funcionamento, por meio de coordenação conjunta, intersetorial e interinstitucional dos Módulos, sob a responsabilidade de representantes da SEJUF/DEJU, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação do Paraná. Veja aqui a Estrutura Modular do Curso

  • Objetivos do Curso:

√ Promover a formação continuada aos profissionais que atuam na prevenção e no enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes;

√ Fortalecer a Rede de atendimentos e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes;

√ Disponibilizar acervo de materiais e informações referente a esta temática;

√ Orientar e sensibilizar a sociedade da importância deste tema e fornecer informações dos serviços públicos disponíveis para o atendimento e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

  • Público Alvo:

√ Profissionais, técnicos e gestores que atuam com crianças e adolescentes;

√ Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos;

√ Estudantes, Comunidade e Interessados nesta temática.

  • Metodologia:

 A constituição do Curso FORTIS passou por três etapas:

A 1ª. Etapa na modalidade presencial: realizado os Módulos 1 a 4, entre os meses de novembro de 2019 a março de 2020, com carga horária de 24h.

 A 2ª. Etapa na modalidade de Educação a Distância – EAD: dado continuidade nos Módulos 5 a 8, entre junho a setembro de 2020, sob o título de I Curso FORTIS EAD, com carga horária de 50h. Compõe nesta 2ª etapa a Série Webinar Restaurativo.

Motivo: devido ao momento mundial de COVID-19, antecipamos a migração do Curso para EAD, sendo este o 1° Curso na SEJUF nesta modalidade.

A 3ª. Etapa, na versão revisada e ampliada, resulta da migração total do Curso da FORTIS na Modalidade EAD, com carga horária total de 140h, constituída por 8 Módulos, redimensionados em 4 Cursos, com eferta em quatro (4) Cursos, distribuídos em 4 Temáticas, com cargas horárias diferenciadas.

  • DESTAQUES E DIFERENCIAIS do Curso FORTIS

Diferencial do Curso FORTIS:

- Conta com 95 Docentes, com formação e atuação diversificada na área da criança e do adolescente

- Participam mais de 30 instituições/órgãos públicas e privadas de defesa e proteção a criança e ao Adolescente, abrangendo as esferas municipal, estadual e federal nos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como instâncias de Controle e órgãos autônomos

- Construído de maneira coletiva, intersetorial e interinstitucional entre os profissionais integrantes da FORTIS/PR, que atuam na área da Criança e do Adolescente

  • Características e destaques do Curso:

√ Elaboração conjunta intersetorial e inter institucional do Conteúdo Programático com as instituições/Entidades da FORTIS/PR

√ Coordenação interinstitucional e responsabilização integrada dos Módulos do Curso

√ Corpo Docente multidisciplinar especializado, qualificado e atuante  

√ Otimização de recursos tecnológico e de Profissionais Especializados no Estado

√ Fortalecimento, articulação e integração da Rede, Intra e Inter Institucional/Setorial, de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente

√ Oferta de um Curso atualizado e de Qualidade, com baixo custo financeiro para o Estado, devido a parceria das instituições signatárias e parceiras da FORTIS/PR

√ Inovação nas Avaliações Processual e Metodológica dos quatro (4) Módulos do Curso, realizadas ao vivo, por meio da ferramenta on-line e da criação da “Série Webinar do Curso”, que permitiu interação em tempo real com os cursistas.

  • Estrutura Geral do Curso:

O Curso da FORTIS em EAD, nesta primeira versão, possui uma carga horária completa de 78hs, distribuídas em 8 Módulos e 65 subtemas, destes sendo, 53 temas e 12 Cases de Sucesso, relacionados à temática da Criança e Adolescente Vítimas (ou em situação) de Violência.

Todos os Módulos do Curso, estão estruturados por Sub-Temas e para cada Sub-Tema, consta a seguinte estrutura interna, na Plataforma Virtual de Aprendizagem:

Vídeo aulas,

Apresentações,

Artigos de autoria dos docentes,

Material complementar,

Atividades de fixação,

Dois Fóruns, sendo um de Dúvidas e outro de Avaliação.

Nos Módulos do Curso, encontram-se:

- Referencial teórico, conceitual e legal

- Referencial teórico-prático

- Cases de Sucesso: Boas Práticas

- Webinar do Curso FORTIS EAD

Inscrições, acesso ao conteúdo e Certificados dos Cursos EAD

As Inscrições e o Certificado do Curso são de responsabilidade da Escola de Gestão do Paraná – EGP/PR, da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná – SEAP/PR, bem como o acesso ao conteúdo do Curso serão realizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, da mesma Escola.

  • O Curso em números
O curso em Números

 

O curso em números

 

 
O Curso FORTIS - Modalidade de Educação a Distância

Frente ao cenário mundial de pandemia e com o impedimento de manter o Curso FORTIS na modalidade presencial, iniciado em 2019, surgiu o desafio, de forma antecipada, de dar continuidade no processo de formação dos profissionais aplicando estratégias para a Educação à Distância, otimizando o uso de tecnologias de informação e comunicação.

Assim, a Coordenação Geral do I Curso FORTIS EAD planejou e executou duas importantes estratégias:

1- realizou em abril de 2020 uma pesquisa on-line com os cursistas da modalidade presencial, visando identificar o interesse deste público na migração do Curso para a Modalidade de Educação a Distância – EAD. Tendo como resultado, mais de 450 respostas, num período de apenas 5 dias de pesquisa, o equivalente a 97,5% do total de pesquisados, favoráveis para a migração do Curso FORTIS para EAD.

 2- elaborou o documento intitulado: “Orientação Técnica e Metodológica para Docentes”, visando fornecer as informações e orientações necessárias ao processo de elaboração do material didático e multimidiádico pelos Docentes do Curso FORTIS EAD para os oito (8) Módulos. Tal elaboração contou com a validação dos Coordenadores de Módulos e Docentes efetivada durante inúmeras reuniões técnicas realizadas de abril a junho/2020.

Desta forma, o I Curso FORTIS EAD utilizou de estratégias assertivas e metodologias inovadoras, garantindo a participação colaborativa em todas as decisões que culminaram na padronização e na qualidade do material didático disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 
Nova Estrutura do Curso EAD

Devido a profundidade dos temas trabalhadas e ao grande volume de conteúdo multimidiático produzido, o Curso de 78h, nesta 1ª. Edição, foi desmembrado para quatro (4)  Cursos, aproximados por temáticas que se complementam, totalizando assim, numa carga horária de 140h, os quais poderão ser realizados pelos cursistas, no todo ou em parte, de acordo com o interesse nas temáticas.

A metodologia de construção do curso, bem como a dinâmica de avaliação técnica e processual do Curso - Série Webinar Técnico, em tempo real, foram inéditas no Paraná, mostrando que o Estado está na vanguarda e não mede esforços para proteger suas crianças e adolescentes.

Confira a nova estrutura aqui:

Curso

 

 

 
Serie Webinar
  • Avaliação Inovadora do I Curso EAD

Série Webinar Técnico do I Curso FORTIS EAD - Módulos 5 a 8

O Curso, de forma inovadora, contou com uma Série de 4 Webinar Técnicos Avaliativos, on line e ao vivo, relacionados aos 4 Módulos do Curso, visando Avaliar o conteúdo e metodologia do curso, bem como ampliar a interação e responder às dúvidas dos cursistas, acolher sugestões e comentários e criar um espaço de maior aproximação com o(s) participantes do curso. Os vídeos estão disponiveis no site da Educa Play – SEED, responsável pelas gravações e na Plataforma do Ambiente Virtual do Curso – AVA, da Escola de Gestão do Paraná - SEAP

  • Vídeos da Série do Webinar Curso Fortis EAD:

a) Aula inaugural, completa, Curso FORTIS EAD – 22/06/2020

b) Síntese Aula inaugural Curso FORTIS EAD – 22/06/2020

c) 1/4 Webinar Curso FORTIS EAD – 06/07/2020

d) 2/4  Webinar Curso FORTIS EAD – 20/07/2020

e) 3/4 Webinar Curso FORTIS EAD – 03/08/2020

f) 4/4  Webinar Curso FORTIS EAD – 15/09/2020

  • Série Webinar Restaurativo

De maneira inovadora, o I Curso FORTIS EAD, trabalhou a temática da Justiça Restaurativa no Módulo 8 - Políticas Públicas de Prevenção (Primária e Secundária) da Violência contra a Criança e o Adolescente e Cultura da Paz. Foram trabalhadas os seguintes temas para a prevenção de violências: a educação em direitos humanos, a educação para a paz e a justiça restaurativa.

Para a abordagem sobre “justiça restaurativa” no Módulo 8 do Curso Fortis, recorreu-se ao aporte acadêmico, científico e filosófico de profissionais que estudam e aplicam esta ferramenta em sua prática laboral, como juízes de direitos, assistentes sociais, professores e outros.

  • Vídeos da Série do Webinar Restaurativo:

a) Educação da Criança para a Paz saúde da Criança para a Paz - 06/10/2020

b) No virtual, é possível a conezão real entre nós?. - 06/10/2020

c) Justiça pela paz em casa: " cuidando da mulher, cuida-se da criança". - 07/10/2020

d) Projeto "eu com verso" - entender para superar traumas.- 13/10/2020

e) Escola Restaurativa - 21/10/2020

f) Justiça Restaurativa na socioeducação e no cárcere - 27/10/2020

g) 20ª Semana da paz no Paraná, especialmente em Londrina - 04/11/2020

h) A justiça restaurativa em Cascavel - 10/11/2020

 

 

 

 
 Parceiros e realizadores do curso

O Curso FORTIS, na modalidade presencial e em Educação a Distância, contou com a participação de mais instituições do poder público, privado no âmbito Federal, Estadual e municipal, abrangeu os poderes executivo, legislativo e judiciário. Contou também, com instituições da sociedade civil, que atuam com a Criança e ao Adolescente no Estado do Paraná.

Todos trabalhando unidos na proteção e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente.

Confira abaixo a estrutura da realização e dos parceiros envolvidos:

  • Realização:

Governo do Estado do Paraná

√ Força Tarefa Infância Segura – FORTIS

√ Escola de Gestão do Paraná - EGP

  • Coordenação e Organização:

Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF / Departamente de Justiça - DEJU

√ Felipe Hideo Hayashi – Chefe DEJU/SEJUF/PR e Coordenador da FORTIS

√ Cineiva Campoli Tono – Gerente de Projetos DEJU/SEJUF/PR e Coordenadora Ação 9 Pacto da Infância Segura

√ Tatiani Macarini – Assistente Social DEJU/SEJUF/PR

  • Apoio:

√ Coordenação Educa Play - SEED

√ Escola de Educação em Direitos Humanos – ESEDH/SEJUF

√ Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Paraná – CRIAI/ALEP-PR

√ Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência/CEVID e Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas/GMF – TJ/PR

√ Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Cível – CEJUSC Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Toledo, Guarapuava - 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná

  • Instituições Signatárias do Pacto Infância Segura, no Estado do Paraná, com Docentes no Curso FORTIS, nas modalidades presencial e educação à distância - EAD:

√ Secretaria da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF

√ Secretaria de Estado da Saúde – SESA

√ Secretaria de Estado da Educação – SEED

√ Secretaria de Estado da Segurança Pública – SESP

√ Defensoria Pública do Estado do Paraná – DP/PR

√ Ordem dos Advogados do Brasil, Seção PR – OAB/PR

√ Ministério Público do Paraná – MP/PR

√ Tribunal de Justiça do Paraná – TJ/PR

√ Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – CEDCA/PR

√ Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares – ACTEP

  • Instituições Parceiras – Docentes no Curso FORTIS, em ambas as modalidades:

√ Defensoria Pública da União – DPU/PR

√ Universidade Federal do Paraná – UFPR

√ Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

√ Centro Universitário Internacional - UNINTER

√ Rede de Proteção de Almirante Tamandaré

√ Secretaria Municipal de Almirante Tamandaré

√ Londrina Pazeando

√ Instituto Tecnologia e Dignidade Humana

√ Hospital Pequeno Príncipe

√ Universidade da Família

√ Federação Amor Exigente

√ Londrina Pazeando

 √ Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência -  Criai PR/ALEP

√ Núcleo Comunitário de Práticas Restaurativas de Cascavel - NCPJR/PR

√ Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID

 

 
 

 

Notícias relacionadas